Com características inéditas em Portugal, o Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede atingiu uma projecção surpreendente, ao ponto de ser considerado um dos maiores acontecimentos europeus da especialidade.
Promovido pela Câmara Municipal e a INOVA-EM, o evento decorre em moldes semelhantes aos que se realizam em New Orleans, nos Estados Unidos, de onde é originário aquele género musical de raiz popular que esteve na origem do jazz e que veio a ter uma grande influência na música e na cultura do mundo ocidental.

Durante quatro dias, em torno do feriado de 10 de Junho, mais de uma dezena de bandas nacionais e internacionais realizam, no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, concertos nocturnos. Nas imediações diversas associações do Concelho dinamizam mais de 10 tasquinhas, servindo ao público alguns dos mais representativos pratos da gastronomia regional e os bons vinhos de Cantanhede. 

Digno de referência é também o facto de a organização apostar na descentralização do festival, ao promover actuações das bandas participantes em todas as freguesias, actuações essas que se destinam a mobilizar as populações para os concertos da noite. O ponto alto do Festival Internacional de Dixieland é a street parade, grande desfile de rua que decorre em ambiente apoteótico nas principais ruas de Cantanhede, evento que, à boa maneira de New Orleans, enche a cidade com as sonoridades fortemente ritmadas do dixieland.

Conteúdo atualizado a 27.12.2011