No próximo fim de semana, dia 5 de outubro, a Episódio, em estreita colaboração com o Município de Cantanhede, dá início a um conjunto de ações culturais que visam a comemoração dos 350 Anos da Morte do Marquês de Marialva - figura incontornável na restauração da independência de Portugal, D. António Luís de Meneses, primeiro Marquês de Marialva, que é um dos expoentes máximos do nosso concelho.
A partir das 15h30, tem lugar na Capela de Nossa Senhora da Misericórdia - Monumento Nacional junto do Posto de Turismo da Varziela, a apresentação do livro "Luísa de Gusmão", de Isabel Machado, que retrata o período político da época onde se enquadra o heroísmo do Marquês de Marialva.
Este momento contará com presença da própria autora, assim como apontamentos musicais com o devido enquadramento histórico.
Será ainda apresentado o espetáculo "Marquês de Marialva - Honra & Glória", que acontecerá no dia 30 de novembro.