Praia da Tocha reforça aposta em marcas distintivas

Aberta a época balnear de 2023, a Praia da Tocha voltou a hastear a Bandeira Azul, vendo assim reconhecidos oficialmente os seus excelentes padrões de qualidade balnear pelo 33.º ano consecutivo.

A esta distinção, juntaram-se outras três: a Bandeira das Acessibilidades, atribuída pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, em função da verificação da existência de condições de acessibilidade à praia para pessoas com mobilidade condicionada; a bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus, que avalia a qualidade da água balnear; e a do Projeto ColorAdd, sistema de identificação de cores para pessoas que tenham dificuldade em distingui-las, recorrendo às três cores primárias, representadas através de símbolos gráficos.

As quatro bandeiras foram hasteadas esta segunda-feira, 19 de junho, na presença de diversas entidades e de mais de uma dezena de crianças.

Ao intervir na sessão, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, começou por referir que “estas bandeiras são o reconhecimento da qualidade balnear da Praia da Tocha, quer pelo elevado nível qualitativo da água do mar, mas também pela irrepreensível limpeza dos areais, as boas condições de acesso, e o alto padrão dos serviços prestados aos utentes”.

Ainda assim, a autarca evidenciou algumas “marcas distintivas” da Praia, que constituem uma mais-valia na sua atratividade turística, como é o caso da arte xávega, que valeu recentemente um prémio ao Município de Cantanhede, atribuído pela Comissão Europeia, ou as casas gandaresas, cujo projeto intermunicipal em marcha permitirá a recuperação deste importante património arquitetónico.

Helena Teodósio entende que é este cruzamento entre modernidade e antiguidade que poderá projetar ainda mais a Praia da Tocha. “É pela diferença que poderemos reforçar a atratividade da Praia da Tocha e estou certa esse caminho será trilhado com sucesso”, salientou.

Também o comandante Pedro Costa, da Capitania do Porto da Figueira da Foz, considerou “exemplar” a preparação da época balnear na Praia da Tocha. “Saúdo a Câmara Municipal pelo trabalho realizado, manifestando o desejo de que esta seja uma época balnear de sucesso e em segurança”, sublinhou.

Já o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz, disse ser “um orgulho” ter a Bandeira Azul há 33 anos consecutivos, mostrando-se convicto que este Verão “terá uma Praia da Tocha a mostrar a qualidade a que todos estão habituados”.