“A primeira Linha de Wellington” com novo local de apresentação

Devido às condições climatéricas previstas para a próxima quarta-feira, 13 de setembro, em que se prevê elevada probabilidade de ocorrência de precipitação, a localização para a apresentação do documentário “A primeira Linha de Wellington”, realizado por Paulo Fajardo, no âmbito da iniciativa “4ª Clássicas”, foi alterada. Inicialmente previsto para o Parque Verde da Pocariça, a projeção terá lugar no salão da Associação Musical da Pocariça, mantendo-se o horário de início do documentário, às 21h00.

Com organização conjunta da Cineclub Bairrada, Associação fotografARTE, Coletivo Artístico Efervescente, Associação Lúcia Lima e Paróquia de Cantanhede, o evento conta com o apoio do Município de Cantanhede e terá apresentação, como habitualmente, de Vasco Espinhal Otero e retrata a terceira invasão francesa, designadamente a Batalha do Bussaco ocorrida em 1810, em que opôs as tropas de Napoleão, lideradas por André Massena e as tropas britânicas e portuguesas, lideradas pelo Duque de Wellington, Arthur Wellesley.

O filme recupera os palcos e as personagens 210 anos depois, em narrativas que ocorreram nos concelhos de Penacova, Mortágua e Mealhada, antes do dia da batalha decisiva que ocorreu a 27 de setembro de 1810. A recolha de imagens para a película decorreu em diversos concelhos, designadamente, Almeida, Mortágua, Penacova, Mealhada, Anadia e Lourinhã.

Como sucesso das apresentações ao ar livre, a organização selecionou o Parque Verde da Pocariça, um espaço amplo e aprazível, que inclui uma vasta zona relvada, ideal para a realização de esta iniciativa de índole cultural ocorre desde 2016, habitualmente na primeira quarta-feira de cada mês, à noite, no auditório do Centro Paroquial S. Pedro. A entrada é gratuita.

Em Cantanhede, esta iniciativa tem ainda o apoio do Coletivo Artístico Efervescente, Associação Lúcia Lima, Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, União das Freguesias Cantanhede e Pocariça, Cinemusicorium e Rádio Universidade de Coimbra.

Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 o alargamento das “4ª Clássicas” aos concelhos de Anadia, Mealhada e Águeda, com a firme intenção de expandir, a breve trecho, esta iniciativa cultural a outros concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural do Cineclub Bairrada.