Biblioteca Municipal recebeu a peça T’ULISSES em chinelos e meias brancas com raquetes

Cantanhede assinalou ontem, dia 27 de março, o Dia Mundial do Teatro com a apresentação da peça T’ULISSES em chinelos e meias brancas com raquetes, pela Companhia Atrapalharte. Integrada no projeto Tardes Comunitárias, a iniciativa decorreu no auditório da Biblioteca Municipal e contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas, na sua grande maioria participantes neste projeto da Câmara Municipal.

A partir da adaptação da versão escrita por Maria Alberta Menéres do livro Ulisses, obra que integra o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Atrapalharte encenou a peça T’ULISSES em chinelos e meias brancas com raquetes, espetáculo épico e bem-humorado, ao qual o grupo emprestou um cunho inconfundível e que proporciono momentos de grande alegria, animação e entusiasmo junto dos espectadores.

Ulisses narra a epopeia do guerreiro com o mesmo nome, que vivia na ilha grega em Ítaca, com a esposa, Penélope e o filho, Telémaco. O rapto da bela rainha grega, Helena, pelo príncipe Páris, desencadeou uma guerra entre os povos, obrigando Ulisses a ir combater contra os troianos. Volvidos muitos anos, depois de muitas e fantásticas aventuras, Ulisses regressa a casa, reencontrando, finalmente, esposa e filho, que nunca tinham desistidos de o reencontrar.

De salientar que, para além dos participantes habituais, esta sessão das Tardes Comunitárias contou também com a presença de grupos de utentes da Associação Cívica dos Amigos da Pocariça (ACAP) e do Centro de Convívio professora Maria Emília, de Vila Nova. 

Sobre a Atrapalharte
A Atrapalharte é uma companhia especializada em teatro pedagógico, baseando as peças em obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e integrantes da Metas Curriculares dos diferentes graus de ensino, básico e secundário. A Atrapalharte leva o teatro às escolas com o intuito de auxiliar os professores e alunos na análise as obras, fomentando hábitos de leitura nos mais novos e permitindo o acesso ao Teatro a públicos que de outra forma não o teriam.  

Sobre o projeto Tardes Comunitárias
Com o principal objetivo de promover a participação ativa e saudável da população com idade igual ou superior a 55 anos e, desta forma, melhorar a qualidade de vida (bem-estar físico, social e mental) desta franja populacional, o Município de Cantanhede pretende, também, facultar o acesso a atividades dinamizadas pelos diferentes serviços, designadamente os serviços de Ação Social, Cultura, Desporto, Proteção Civil e Turismo. O projeto pretende, ainda, fomentar a participação social e cívica e a troca de experiências, proporcionando a partilha de ideias, conhecimentos e momentos de convívio e estimular o gosto por uma constante atualização de saberes.

Assim, às quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações diversas, desde exercícios de ginástica ou de outros desportos, a debates em torno de matérias como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil. O mote para estas ações pode ser feito a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Estão, ainda, previstas atividades como visitas guiadas, debates literários ou convívio social atrativo.

Os interessados podem comparecer livremente à primeira Acão do projeto, na qual devem formalizar a sua inscrição, sendo ainda possível fazê-lo na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do número 231 410 123 ou do email tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.