Encontro de Filarmónicas juntou pela primeira vez as quatro bandas do concelho

Numerosa assistência marcou presença em mais uma edição do Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Cantanhede, que decorreu na sede da Associação Musical da Pocariça. O Encontro juntou, pela primeira vez, as quatro bandas filarmónicas do concelho numa apresentação individual: Filarmónica de Covões, Filarmónica Marialva de Cantanhede, Phylarmonica Ançanense e Banda Filarmónica da Pocariça.

A iniciativa resultou num verdadeiro encontro de filarmónicos, em que reinou o ambiente festivo por meio desta nobre expressão artística como é a música. Foi enaltecido o papel artístico, educativo e social que estas agremiações preconizam no seio das suas comunidades, pela oportunidade de ensino/aprendizagem da música, mas também como espaço de formação cívica e de salutar ocupação recreativa, de lazer e sã vivência social, num encontro intergeracional, em que as faixas etárias mais baixas marcam assinalável representação e participação (formações com muitos jovens).

A organização esteve a cargo das bandas filarmónicas participantes, cabendo particular destaque à anfitriã Associação Musical da Pocariça, e contou com o Alto Patrocínio do Município de Cantanhede e o apoio da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

Recorde-se que esta iniciativa visa fomentar o intercâmbio entre entidades que desempenham uma função de grande alcance cultural no domínio da formação de jovens músicos, promovendo simultaneamente junto das comunidades locais o conhecimento da dimensão artística da atividade que desenvolvem.

Presente neste encontro que visou a celebração da música, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, manifestou o seu regozijo “por ver, mais uma vez, a dinâmica das bandas filarmónicas do concelho”.

A Phylarmonica Ançanense, a Filarmónica de Covões, a Filarmónica Marialva de Cantanhede e a Banda da Associação Musical da Pocariça “desempenham um papel determinante na disseminação e dinamização da atividade cultural do concelho”, daí o “apoio efetivo que o Município continua a dar ao trabalho que desenvolvem”.

“As bandas filarmónicas são verdadeiros embaixadores culturais e artísticos do concelho de Cantanhede nas suas atuações um pouco por todo o país”, concluiu.

Na pessoa da presidente da Direção, Maria da Assunção Campos, a anfitriã Associação Musical da Pocariça partilhou a enorme satisfação de ver concretizado este encontro num formato que dá a oportunidade para apresentar o trabalho de qualidade que cada uma das bandas tem vindo a desenvolver, o que foi reiterado também pelas palavras do presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.