Universidade dos Tempos Livres de Cantanhede inicia ano letivo com três cursos novos

A Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede (UTLCC) iniciou na quarta-feira, 15 de outubro, o arranque letivo 2025/2026 com recorde de alunos inscritos e mais três novos cursos: “Dança”, “Desafios e Descobertas” e “Viver com, Vital_Idade”.

A receção aos alunos contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e do vice-presidente, Pedro Cardoso responsável pelo pelouro da Educação.

Após a sessão de boas-vindas, os autarcas visitaram uma exposição que apresenta um resumo das atividades desenvolvidas no ano letivo 2024/2025 e celebraram o 21º aniversário da UTLCC.

“Este ano alcançámos um recorde de inscrições, com 138 alunos, e ainda temos pessoas em lista de espera. A UTLCC destaca-se por unir duas dimensões fundamentais: a educação e a valorização da partilha e do convívio, criando um ambiente dinâmico e enriquecedor para todos os participantes”, sublinhou Helena Teodósio.

O curso “Desafios e Descobertas” estimula a mente através de exercícios de reflexão e memória, enquanto “Viver com Vital_Idade” aposta na valorização do património local e no reforço da literacia digital.

A UTLCC, além destes três novos cursos, disponibilizará aos alunos um conjunto de disciplinas – “Inglês 1 (iniciação)”, “Inglês 2 (continuação)”, “Inglês 2 (itermédio)”, “História e Arqueologia”, “Tagarelices, entre Colheradas e Passadas”, “Segurança Alimentar”, “Coro”, “Natação”, “Saúde à Mesa”, “Literatura Portuguesa”, “Arte com Vida”, “Mindfulness e Gestão Emocional” e “Clube de Ambiente”.

“O que verdadeiramente distingue este projeto são as pessoas que dele fazem parte. A evolução da Universidade tem sido possível graças ao envolvimento ativo de todos, que contribuem para a sua construção e melhoria contínua. Mais do que uma iniciativa educativa, este é um espaço de partilha, participação e valorização, que promove de forma concreta o envelhecimento ativo e a integração social”, referiu Pedro Cardoso.

À semelhança do ano letivo anterior, a frequência das disciplinas/cursos é totalmente gratuita, reforçando o compromisso do Município de Cantanhede com a promoção da inclusão social, da cidadania ativa e do acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

Orientado por uma equipa da Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Cantanhede, este projeto dirige-se a quem deseja adquirir novas competências em várias áreas do saber, onde não há avaliação, mas apenas enriquecimento pessoal.

A UTLCC conta com a parceria institucional da Universidade Aberta, no âmbito da sua rede de Centros Locais de Aprendizagem (CLA).