Concertos de Natal pelas filarmónicas do concelho com elevada adesão

As atuações das bandas filarmónicas do concelho, no âmbito da programação de Natal do Município de Cantanhede, tiveram elevada adesão, confirmando, assim, a aposta ganha numa dinamização cultural e artística descentralizada.

Os concertos realizados pela Banda de Música da Pocariça, Phylarmonica Ançanense, Filarmónica de Covões e Filarmónica Marialva de Cantanhede reuniram centenas de pessoas ao longo do mês de dezembro, em quatro freguesias diferentes.

O programa iniciou a 6 de dezembro, com a atuação da Banda de Música da Pocariça, no salão da Junta de Freguesia da Cordinhã, seguindo-se a 20 de dezembro, o concerto da Phylarmonica Ançanense na sede do Club União Vilanovense.

Já depois do Natal, a Filarmónica de Covões atuou a 27 de dezembro na Igreja de São Caetano, terminando este ciclo no dia seguinte, com a Filarmónica Marialva de Cantanhede a atuar na Igreja do Bolho.
"As bandas filarmónicas são muito mais do que grupos musicais por excelência — são também pilares culturais, educativos e sociais que ajudam a manter viva a identidade local. Por isso, e pela qualidade musical que evidenciam, faz todo o sentido incluí-las na programação de Natal”, justificou o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso.

Ainda de acordo com o autarca, as bandas “assumem-se ainda como espaços de encontro entre diferentes gerações, promovendo o convívio, o voluntariado e o espírito associativo, reforçando os laços sociais dentro da comunidade”.

Na componente musical do programa natalício do Município de Cantanhede, destaque ainda para o concerto protagonizado pelo Choral Poliphonico de Coimbra, realizado 21 de dezembro, na Igreja da Tocha.