Academia Municipal de Golfe de Cantanhede

Município de Cantanhede

O Clube de Golfe de Cantanhede foi fundado em Junho de 2009, na sequência da construção do primeiro campo público de Pitch & Putt. Os principais objetivos deste clube assentam no ensino e na divulgação do golfe, desiderato que tem vindo a ser concretizado com o apoio do Município de Cantanhede, de diversas instituições escolares e da Federação Portuguesa de Golfe.

Vocacionado para formação, competição Pitch & Putt e prática de recreio e lazer, o Campo de Golfe de Cantanhede é o primeiro do País de carácter público e iniciativa municipal, constituindo a base do desenvolvimento da actividade da Academia a criar para o efeito pela autarquia.


Acessibilidades
A excelente rede de acessibilidades internas relativamente ao centro da cidade, onde existem diversos equipamentos colectivos de referência, e o facto de se localizar a escassos quilómetros dos nós da A1, A14 e A17, bem como a sua localização estratégica na região, bem no centro de um triângulo geográfico em cujos vértices estão as cidades Aveiro, Coimbra e Figueira da Foz, são factores que potenciam significativamente a afluência de praticantes ocasionais ou regulares, não só no que diz respeito a vários sectores da população do Concelho, mas também regionais ou mesmo nacionais.

Implantado num terreno com cerca de 5,2 hectares, a Academia Municipal de Golfe terá uma vasta área de ensino/formação, um percurso de nove buracos de Pitch & Putt e Club House.

É de salientar que o Município de Cantanhede e a Federação Portuguesa de Golfe celebraram, em 28 de Maio último, um protocolo, nos termos do qual esta entidade se compromete a promover e financiar formação anual de técnicos e professores do Concelho, por um período de quatro anos, de modo a criar condições para o progresso da modalidade. Nesse âmbito a federação compromete-se ainda a doar à Academia Municipal de Golfe de Cantanhede material necessário ao desenvolvimento da modalidade, bem como a apoiar e a acompanhar gratuitamente os eventos desportivos a realizar para promoção da modalidade.

A gestão deste equipamento está protocolada com o Clube de Golfe de Cantanhede
Por protocolo, o Clube recebeu do Município a gestão do Campo de Golfe de Cantanhede, assegurando o respetivo funcionamento com a persistente determinação em aumentar o número de praticantes, divulgando o golfe com enfoque particular na modalidade de Pitch & Putt. O ensino é a área prioritária do Clube que move grande parte das suas energias para a cativação de novos alunos, independentemente do escalão etário em que se situem.

Para o efeito tem uma Escola a funcionar regularmente com juniores dos 6 aos 16 anos, e várias iniciativas no âmbito de ensino individual e em grupo. Em parceria com as Escolas do Concelho, o Município e a Federação Portuguesa de Golfe, o Clube participa ativamente em programas que simultaneamente levam o Golfe à população escolar e trazem a população escolar ao Campo de Golfe.

O Clube organiza uma multiplicidade de provas no Campo de Cantanhede, mas também de golfe dito tradicional que são efetuados noutros Campos. A partir de 2017 e de acordo com a nova regulamentação emitida pela FPG, os torneios realizados em Cantanhede cabem todos no âmbito do Pitch & Putt, embora pela diversidade dos percursos instalados se disputem dois Rankings para a generalidade dos jogadores, e ainda Ranking Juniores e Ranking Senhoras. Os três percursos existentes no Campo medem 1200 metros (antigo máximo de P&P), 1637 metros e 1934 metros; os dois últimos têm buracos entre 50 e 150 metros, correspondendo ao antigo percurso PAR 3.

Também em 2017 foi operada uma melhoria significativa no Campo que passou a estar equipado com greens em relvado natural. Apesar da sua juventude, o Clube de Golfe de Cantanhede já conta no seu historial a vitória dalguns associados em provas nacionais e regionais.




Morada:
Campo de Golfe de Cantanhede - Complexo Desportivo de Cantanhede
Zona Industrial de Cantanhede
3060-197 CANTANHEDE

E-mail: geral@golfecantanhede.pt
Website: http://www.golfecantanhede.pt/

Horário:
Segunda a Sábado: das 10h às 18h
Domingo: das 10h às 13h
Presidente da direção: António João Ferreira Nunes
Conteúdo atualizado a 29.07.2020