O programa "Praia Acessível – Praia para Todos!” visa promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, designadamente o disposto sobre a matéria no Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto, bem como da Lei n.º 46/2006, de 28 de Agosto (Lei da não discriminação) e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009, pretendendo-se que as praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Atentos a esta realidade, a Câmara Municipal de Cantanhede, a INOVA E.M. e a Junta de Freguesia da Tocha têm, ao longo dos anos, investido na melhoria das acessibilidades, nomeadamente:
  • - Acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente;
  • - Posto de Primeiros Socorros acessível, servido por um percurso acessível;
  • - Acesso pedonal, através de percurso acessível, até à zona de banhos de sol e o mais próximo possível da zona de banhos;
  • - Informação ao público, à entrada da praia e na página eletrónica do município, sobre as condições de acessibilidade e os serviços de apoio disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada;
  • - Existência de Nadador Salvador;
  • - Existência de cadeira anfíbia - proporciona a ida ao banho de pessoas com mobilidade condicionada;
  • - Estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência;
  • - Passadeiras sobre o areal, sempre que este exista, e, nos restantes casos, um percurso pavimentado, firme e contínuo;
  • - Instalações Sanitárias adaptadas, servidas por um percurso acessível;
  • - Passagem de peões com piso da faixa de rodagem sobrelevado ao nível dos passeios.
Praia da Tocha
Um dia à beira-mar
Na Praia da Tocha ficar
Água límpida azul vai encontrar
Sombrinhas colocar no branco areal.
Cafés, restaurantes, animação e arte xávega, tudo para o/a acolher
Biblioteca de Praia, para o caso de querer ler.
Rampas, passadeiras e estacionamento preparados para todos/as
Bombeiros, Nadadores Salvadores, GNR e Farmácia em alerta para o/a socorrer.
É assim a Praia da Tocha
Uma praia acessível e a pensar em todos/as!
Contactos telefónicos úteis:
Câmara Municipal de Cantanhede 231410100
Associação Humanitária dos Bombeiros de Cantanhede 231429605
Guarda Nacional Republicana Cantanhede Cantanhede 231422446 - Tocha 231441201
Capitania da Figueira da Foz
Nadador Salvador
Nadador Salvador
Agendar banho na cadeira anfíbia

O Município de Cantanhede, em conjunto com a Águas do Centro Litoral, estabeleceram parceria para lançarem, pelo terceiro ano consecutivo, a primeira Praia, do distrito de Coimbra, Inclusiva pela Cor!
Assim, com vista à melhoria das acessibilidades e à inclusão de todas as pessoas, neste espaço balnear, foi integrado o sistema de identificação de cores, ColorADD nas bandeiras de Praia, de modo a tornar a Praia num lugar ainda mais seguro e inclusivo.

A Cor é para todos!

Estima-se que o Daltonismo afete cerca de 10% da população masculina e 0,5% da população feminina mundial, aproximadamente cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Esta limitação pode conduzir a constrangimentos ao nível da integração pessoal e profissional.

ColorADD, é um sistema de identificação de cores, desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas através de símbolos gráficos. Através do conceito de adição de cores, todos podem facilmente relacionar os símbolos e identificar toda a paleta de cores. O Branco e o Preto, surgem para orientar as cores para as tonalidades claras e escuras. O Código ColorADD torna-se assim num jogo mental, simples e fácil de memorizar e de aplicar em situações do dia-a-dia.
A Praia da Tocha mais Acessível, Saudável e com Cor para todos!

Conteúdo atualizado a 27.07.2020