Património Natural

O Concelho de Cantanhede possui um extraordinário património natural, entre zonas dunares, ribeiras e lagoas, bem como uma praia fluvial, ambos com elevado potencial ambiental e ecológico, dando suporte a espécies e habitats próprios, atividades agrícolas e de pesca, bem como atividades de lazer e bem-estar. 

Do rico património natural existente no Concelho de Cantanhede, é de realçar o cordão dunar das Praias Palheiros da Tocha e Palheirão, bem como as pequenas lagoas, nomeadamente, a Lagoa dos Coadiçais (Freguesia de Febres), Lagoa da Salgueira e Lagoa dos Teixoeiros(Freguesia da Tocha).




Lagoa da Salgueira

A lagoa da Salgueira reparte-se por dois Municípios, Concelho de Cantanhede (freguesia da Tocha) e Figueira da Foz (freguesia do Bom Sucesso), com uma área de cerca de 5 hectares, integrando o Sítio "Dunas de Mira, Gândaras e Gafanhas" da Rede Natura 2000.

Esta lagoa possui um rico património natural, florístico e faunístico, destacando-se algumas espécies mais observadas, sendo estas o mergulhão-pequeno, a marrequinha e a galinha-d'água.

Localização GPS
40.298577 -8.782711

Lagoa da Torre


O espaço de lazer da Lagoa da Torre, situado na freguesia de Vilamar, é um lugar tranquilo, fresco e natural, onde se respira ar puro e onde o convívio e o lazer constituem motivo de visita.

Localização GPS
40.403367 -8.661331

Lagoa dos Coadiçais

A Lagoa dos Coadiçais, localizada na freguesia de Febres, com uma área de cerca de 3 hectares, é um espaço natural enquadrado num meio rural agradável e com forte atratividade para a prática do lazer.

Das atividades desenvolvidas, destacam-se a pesca, pequenos passeios em pequenas embarcações, com possibilidade de piqueniques no parque de merendas, bem como caminhadas pelo pequeno circuito de manutenção que percorre a margem da lagoa.

Localização GPS
40.389230 -8.619310

Lagoa dos Teixoeiros

A Lagoa dos Teixoeiros ou da Mata pertence ao Concelho de Cantanhede (freguesia da Tocha), e possui uma área de cerca de 7 hectares, integrando o Sítio "Dunas de Mira, Gândaras e Gafanhas" da Rede Natura 2000.

Com uma envolvente natural maioritariamente florestal, destacam-se espécies florísticas e faunísticas diversificadas, sendo a espécie anatídea Fulica Atra (Galeirão) das mais observadas.

Localização GPS
40.307852 -8.777160

Conteúdo atualizado a 24.07.2020