Exposição “Novos Olhares sobre a Região de Coimbra” na Biblioteca de Cantanhede


Veja mais


Yoga para crianças


Veja mais


Carlos de Oliveira


Veja o vídeo


Exposição de pintura As Máscaras do Tempo


Veja mais


Dia Mundial do Ambiente


Veja o vídeo


“As Máscaras do Tempo” Exposição de pintura na Biblioteca Municipal de Cantanhede


Dia da Criança


Conto Dez dedos


Veja o vídeo


A Galinha_Ruiva


Veja o vídeo

Ver mais


“Escrito com cal e com luz. Ensaio fotográfico sobre a poética de Carlos de Oliveira”, Exposição de fotografias de Renato Roque, na Biblioteca Municipal de Cantanhede


Dia da Terra

O Dia da Terra, criado em 22 de abril de 1970 por Gaylord Nelson, senador norte-americano e ativista ambiental, teve como finalidade chamar a atenção das nações para os problemas do meio ambiente e para a necessidade de as populações conservarem e protegerem a Terra.
Juntaram-se a este movimento de consciencialização ambiental muitas instituições, nomeadamente escolas, universidades e outras comunidades.

Reconhecendo a importância da educação ambiental e do respeito pela preservação e conservação da biodiversidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, que se celebra a 22 de abril.

Saiba por que o Dia Internacional da Mãe Terra é ainda mais relevante este ano em https://news.un.org/pt/story/2020/04/1711172

Veja o vídeo


Clique para aceder ao vídeo


CLIQUE PARA VER


Clique para aceder ao vídeo


CLIQUE PARA VER


Biblioteca Municipal de Cantanhede assinala reabertura com exposição


CLIQUE PARA VER



Dia da Poesia


CLIQUE PARA VER



Dia do Pai

CLIQUE PARA VER



Concurso Nacional de Leitura


CLIQUE PARA VER



Concurso Nacional de Leitura


CLIQUE PARA VER



Veja o vídeo “Máscaras, um pouco de história e algumas curiosidades”.


CLIQUE PARA VER




Exposição Nasceu um Menino na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Até 7 de janeiro de 2021
Exposição Nasceu um Menino na Biblioteca Municipal de Cantanhede
Foi inaugurada a 15 de dezembro na Biblioteca Municipal de Cantanhede mais uma edição da exposição de presépios Nasceu um menino, este ano com a particularidade dos presépios expostos se apresentarem escritos em papel.
Constituída por 30 poemas em língua portuguesa cuja temática se centra na natividade, a mostra dá a conhecer textos de escritores de autores como Augusto Gil, António Moreno, David Mourão-Ferreira, Henriqueta Lisboa, José Régio, José Jorge Letria, José Tolentino Mendonça, Manuel Alegre, Miguel Torga, Natália Correia, Sidónio Muralha, entre muitos outros.
Este é já o 17º ano em que a Biblioteca Municipal reserva o mês de dezembro para expor trabalhos relacionados com a temática “presépio”, associando uma das suas atividades com mais expressão à quadra festiva do Natal que se festeja no mês de dezembro.
Nas anteriores edições realizadas na Biblioteca Municipal estiveram expostos presépios de variadíssima tipologia, criados por artistas plásticos de várias proveniências, de Portugal e do estrangeiro, assim como peças pertencentes a colecionadores portugueses.
A edição deste ano da exposição Nasceu um menino que é dedicada à poesia e ao texto poético, apresentando assim outra faceta da natividade, especialmente a representação escrita do presépio, demonstrando que o Natal também pode ser lido, permitindo desta forma conhecer a riqueza e diversidade dos poemas em língua portuguesa centrados na temática do Natal.
Para visitar esta interessante mostra deve cumprir todas as normas de etiqueta respiratória amplamente conhecidas e difundidas, nomeadamente o uso de máscara, evitar aglomerados, higienização das mãos.


Dia Internacional das Pessoas com Deficiência



Veja o testemunho de Rui Pedro Gaspar
Veja o testemunho de Lurdes Breda



Viagem a Cantanhede do Passado

Saiba mais



“Oiça o audioconto “Orelhas de borboleta”.



Dia Mundial de Alimentação – Sugestões de Leitura

Saiba mais



Exposição a Bela Sardinha

Saiba mais



Yoga para Crianças

Clique para saber mais



Dia dos Avós

Clique para assistir ao audiolivro “Avós”



Dia Internacional Nelson Mandela (18 de julho, sábado)

Veja o documentário “Nelson Mandela – o homem por de trás da lenda” em https://www.youtube.com/watch?v=SzY8EnTakvw
Nelson Mandela
1918 - 2013

Nelson Mandela nasceu em Mvezo, África do Sul, no dia 18 de julho de 1918.
Licenciado em Direito na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, Mandela foi o primeiro negro a abrir uma firma de advocacia na cidade, em 1952, juntamente com Oliver Tambo, seu amigo e figura política importante na luta pelos direitos dos negros.
Mandela tornou–se membro do Congresso Nacional Africano (CNA), trabalhando ativamente para abolir as políticas do Apartheid do Partido Nacional no poder.
Acusado de liderar o movimento contra o Apartheid, cuja legislação segregava os negros no país, Nelson Mandela foi condenado à prisão perpétua, em 1964.
Libertado em 1990, depois de grande pressão internacional a seu favor, Mandela recebeu, entre outras distinções, o Prémio Nobel da Paz, em dezembro de 1993, pela sua luta contra o regime de segregação racial e a favor dos direitos humanos, sendo considerados um dos grandes chefes morais e políticos do mundo.
Carinhosamente referido como Madiba (nome do seu clã) ou "Tata" (“Pai”), Nelson Mandela faleceu em Joanesburgo, no dia 5 de dezembro de 2013.
Em 2009, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela, em reconhecimento à contribuição de Mandela para a cultura da paz e da liberdade, no mundo.

“Nelson Mandela foi um grande defensor global da justiça e da igualdade. Ele continua a inspirar o mundo através de seu exemplo de coragem e compaixão.” (António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas)

Dia Mundial da Bibliotecas

Ouça o audiolivro “O morcego bibliotecário” Veja o vídeo

Dia Mundial da violência contra as pessoas idosas – 15 de junho

Veja o vídeo



Dia de Portugal – 10 de junho




Veja o vídeo “Grandes Portugueses Luís de Camões” RTP 1 Grandes Portugueses Luís de Camões” RTP 1

Veja o documentário “Quem és tu Luís de Camões?” – RTP 2 em Quem és tu Luís de Camões?

Veja o documentário “Grandes Portugueses Luís de Camões 2007” em Grandes Portugueses Luís de Camões 2007

Leia o artigo do Observador “Camões: a história e cinco dúvidas” em Grandes Portugueses Luís de Camões 2007

Veja o filme “Camões” – 1946 em “Camões” – 1946


Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho

VEJA O VíDEO

Dia dos Irmãos – 31 de maio



Dia dos Irmãos – 31 de maio


O Dia dos Irmãos celebra-se a 31 de maio e foi instituído por deliberação da Assembleia Geral da Confederação Europeia das Famílias Numerosas (ELFAC), no dia 18 de setembro de 2014.
Sendo uma festa familiar e social, o Dia dos Irmãos pretende

Conteúdo atualizado a 04.06.2021