Freguesia da Tocha

Normalmente reconhecida como o centro geográfico da Gândara, Tocha situa-se na zona sudoeste do concelho e dista da cidade de Cantanhede cerca de 15 Km. A freguesia é a primeira do munícipio em área e a segunda em população, além de ser uma das maiores, senão a maior, em termos de rendimento económico. A vasta zona de praia, única do concelho, e as lagoas da Mata e da Teixoeira conferem-lhe uma grande potencial turístico.
A principal fonte de rendimento da população é a agro-pecuária, sendo uma das zonas do país de maior produção leiteira, facto que terá levado a Lacticoop a instalar na vila o seu principal centro de recolha e tratamento de leite. Além disso, a Cooperativa Agrícola da Tocha é uma das maiores do país.
Situado no extremo sudoeste da freguesia, o Hospital de Rovisco Pais, em tempos considerado a maior leprosaria da Europa, foi reconvertido, uma parte em estância turística e unidade de apoio à criança deficiente (APPCDM) e outra no Centro de Reabilitação de Rovisco Pais - Hospital Regional.


Morada:
Largo António José Almeida - Ed. de Atocha
3060-705 TOCHA

GPS: 40.313138, -8.753426

E-mail: junta.tocha@sapo.pt
Website: http://freguesiadetocha.pt/

Conteúdo atualizado a 13.08.2020