Sociedade Filarmónica de Covões

Município de Cantanhede

Foi fundada em 1868 por Manuel Francisco Miraldo e outros, mantendo uma atividade interrupta. A regência está confiada desde há anos a Fausto Moreira que desde os 19 anos assume a direção artística. Tem agregado a si uma Escola de Música de ensino gratuito, com cerca de meia centena de alunos, e uma Orquestra Juvenil. Todos os anos, e como prémio do seu aproveitamento, jovens músicos são encaminhados para os Conservatórios de Coimbra e Aveiro. 

Em 13 de Junho de 1993, aquando dos seus 125 anos, como forma de homenagear todos os músicos amadores, foi erguido no Largo de Santo António o Monumento ao Músico, cuja simbologia retracta um velho executante de saxofone que tem a sua frente um garoto dos que habitualmente aparecem nos nossos arraias a segurar-lhe a pauta. 
É de salientar a preservação dos ofícios fúnebres tocados por instrumentos de sopro e cantados em latim pelos executantes da Filarmónica que, a par das marchas fúnebres, constituem um espólio impar e valiosíssimo em termos de património cultural, que tem merecido a atenção de inúmeros etnomusicólogos do país e do estrangeiro.


Presidente da Direção - Manuel Belmiro Seabra Ferreira


Morada:
Rua do Cemitério, 220
3060-284 COVÕES

E-mail: bfc.geral@gmail.com


Conteúdo atualizado a 23.03.2022