Phylarmonica Ançanense - Associação Musical

Município de Cantanhede

A Phylarmonica Ançanense foi fundada em 24 de setembro de 1879 por iniciativa de um grupo de trabalhadores com profissões diversificadas ligadas à terra, apoiados por José de Gouveia de Lucena Beltrão, abastado e influente proprietário de Ançã. 
Presidida por José de Gouveia de Lucena Beltrão, a primeira direção integrava os sócios fundadores Manuel José Correia Martha e Francisco António das Neves Rebello Velloso, como secretário e tesoureiro, respetivamente, e José Fernandes Camazão como vogal, juntamente com os sócios Laurindo Simões Manadas Guina e Seraphin da Silva Leitão, estes últimos também músicos. 
A estreia da Phylarmonica Ançanense ocorreu a 1 de outubro de 1879, poucos dias depois da data de registo da escritura de constituição, sob a batuta de Zacharias José da Cruz, “mestre de filarmónica”, natural de Lisboa, mas os estatutos só viriam a ser aprovados a 5 de fevereiro de 1884, por alvará do Governo Civil de Coimbra. 
A Phylarmonica Ançanense é associada e membro fundador da Federação de Filarmónicas do Distrito de Coimbra e da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio. É também filiada no INATEL, CCD n.º 2994, desde 17 de maio de 95, e em 26 de fevereiro de 1998 foi-lhe reconhecido o mérito de pessoa coletiva de utilidade pública, nos termos do art.º n.º 3 do Dec. Lei n.º 460/77, de 07 de novembro.


Presidente da Direção - Dr.ª Helena Paula Veloso Baptista


Morada:
Terreiro do Paço
3060-057 ANÇÃ

E-mail: phylarmonica.ancanense@gmail.com

 

Conteúdo atualizado a 04.02.2021