Educação
O Concelho de Cantanhede tem uma população aproximadamente de 38 mil habitantes distribuídos por 14 freguesias. A população escolar ronda os 5400 alunos, distribuídos por 16 jardins de infância da rede pública, 11 da rede solidária integrados em Instituições Particulares de Solidariedade Social, 27 escolas do 1º CEB, três EB 2,3, uma escola secundária, uma escola técnico-profissional, duas escolas do ensino particular e cooperativo com contrato de associação com o Ministério da Educação e uma particular de ensino especializado da Música com paralelismo pedagógico.
A rede educativa do Município de Cantanhede encontra-se distribuída de um modo homogéneo pelo território municipal. Contrariamente, a rede particular, no essencial, distribui-se pelas freguesias de maior dinamismo demográfico e sócio-económico, Cantanhede e Ançã. No que respeita à administração e gestão ao nível do ensino básico e secundário públicos, Cantanhede contempla três agrupamentos de escolas: Marquês de Marialva (Cantanhede), Gândara-Mar (Tocha) e Finisterra (Febres) – e a Escola Secundária de Cantanhede.
Cientes da importância do poder local na Educação, sustentada por uma intervenção ativa, colaborativa e concertada na dinâmica educativa e na administração e planeamento da educação, o Conselho Municipal considerou que a elaboração de um projecto educativo concelhio era premente e justificável. Pretendendo uma Educação ao longo da vida de excelência, de qualidade e de competência, o projeto educativo local assume-se como um instrumento orientador da cooperação e da articulação entre todas as entidades que operam no Concelho com responsabilidades na educação e formação. Esta orientação estende-se ainda à gestão integrada dos recursos humanos, materiais e financeiros, maximizando a sua eficácia e eficiência na intervenção educativa para a missão de desenvolvimento sustentado da comunidade.
É nesta perspectiva que o Município assume as responsabilidades na área de educação, actuando como órgão colaborativo, participante e pró-ativo na dinâmica educativa do Concelho, promovendo a proatividade e o envolvimento de todos os agentes locais na definição, implementação e desenvolvimento da política educativa do concelho.
Cooperar Para a Excelência, Um Ideal de Futuro
Projeto Educativo Local (Plano Municipal de Educação)
A legislação em vigor, que legitima a participação do poder local na educação, lança-lhe como desafio uma intervenção mais ativa na dinâmica educativa e na administração e planeamento da educação. Deste modo, estão criadas as condições para contornar a mera execução das políticas normativas de territorialização educativa protagonizadas pelo Estado, para dar lugar a um efetivo conjunto de iniciativas dinâmicas que visam construir uma verdadeira política educativa local, que assim pode ter rosto através de um projeto próprio, o PEL (Projeto Educativo Local).