A Divisão de Ação Social e Saúde, integrada no Departamento de Desenvolvimento Económico e Social, é uma resposta integrada, com atendimento permanente especializado, que visa o acompanhamento e encaminhamento de indivíduos em situação vulnerabilidade social, com o objetivo de encontrar soluções adequadas às suas necessidades.

Desenvolve diagnósticos e intervenções como forma de resolver/minorar problemas sociais, tendo como principal finalidade contribuir para a integração social do indivíduo, família e comunidade, estimulando a sua participação ativa e privilegiando o trabalho em rede com os parceiros locais.
A intervenção dos serviços permite o conhecimento das problemáticas mais sentidas no Município com o objetivo de planear, de forma participada, um conjunto de respostas e projetos, promovendo igualmente novos recursos face a novas necessidades.

O trabalho dinamizado pela Divisão de Ação Social e Saúde, centra-se na prestação de todo o tipo de apoios necessários para a reversão da situação de vulnerabilidade social e/ou económica, no sentido da promoção da mudança e da consequente melhoria da qualidade de vida das famílias/pessoas que a ele recorrem.
Para a prossecução desse objetivo, são realizados atendimentos e visitas domiciliárias para a elaboração de informações sociais, com vista à avaliação de situações sócio económicas dos agregados familiares, permitindo efetuar o diagnóstico da situação e realizar, posteriormente, as diligências indispensáveis à prestação do apoio necessário. 
A intervenção da Divisão de Ação Social e Saúde modela-se pelo respeito pelo individuo trabalhando “com” a pessoa, e visando perceber e elevar as suas potencialidades através da superação das fragilidades. Tem ainda como domínio de ação, a promoção da saúde e do bem-estar da população.

A Divisão de Ação Social e Saúde dirige-se à população em geral, com especial atenção para indivíduos e agregados familiares em situação de risco ou exclusão social.

Atualmente, muito do trabalho social realizado pelo Município de Cantanhede, através da Divisão de Ação Social e Saúde, é consubstanciado nas parcerias locais, considerando-se que uma concertação de recursos tem resultados mais eficazes e eficientes nas respostas sociais.

A Ação Social do Município de Cantanhede encontra-se sedeada na Casa Francisco Pinto, situada na Rua António José de Almeida, N.º3, 3060-142 em Cantanhede.

Casa Francisco Pinto
A Casa Francisco Pinto foi construída no início do século passado, mantendo ainda hoje elementos da traça original que lhe conferem valor arquitetónico e patrimonial. O edifício foi adquirido pela Câmara Municipal à Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, tendo sido sujeito a obras de requalificação, ampliação e adaptação.

Contactos:
Tel.: 231 410 100 | 231 410 123 | 231 249 043
Linha de emergência: 969 136 313

Horário de atendimento: das 9h às 13h e 14 às 16h

Conteúdo atualizado a 27.05.2021