O que é o Banco de Recursos Colmeia?

É uma resposta social complementar a funcionar desde 6 de Janeiro de 2007 que visa assegurar o bem-estar dos beneficiários e o respeito pela sua dignidade suprindo as suas necessidades imediatas através da atribuição, gratuita, de bens novos, ou usados em bom estado, doados pela comunidade, por particulares ou por empresas.

É um projeto solidário que tem como objetivos: 
 - Contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos e famílias, socialmente mais vulneráveis, do Concelho de Cantanhede;
 - Promover a participação e dinamização de voluntários na dinâmica da loja social;
 - Potenciar o envolvimento da sociedade civil e das empresas na recolha de bens, fomentando a sua responsabilidade social;
 - Promover a preservação ambiental, contribuindo para o combate ao desperdício, procedendo ao reaproveitamento de bens e equipamentos.

Em suma:

 - É uma resposta social solidária sustentável que funciona em rede com os parceiros sociais do concelho;
 - Um espaço de atendimento às famílias e de receção e distribuição de bens;
 - Um espaço de dar e receber.


A quem se destina?

Destina-se a indivíduos que revelam fragilidade económica e social, identificada e diagnosticada pelos técnicos de atendimento e acompanhamento social de diferentes entidades:

 - Câmara Municipal de Cantanhede;
 - Segurança Social; 
 - Rede Local de Intervenção social (RLIS);
 - Hospital ou Centros de Saúde; 
 - Juntas de Freguesia;
 - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens;
 - Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s);
 - Grupos Sócio-Caritativos;
 - Outros Organismos Públicos ou Privados.


De que bens dispõe?

No espaço do Banco de Recursos Colmeia disponibilizam-se artigos diversos, doados pela comunidade local, nomeadamente:

 - Géneros alimentares não perecíveis;
 - Produtos de higiene e limpeza 
 - Têxteis e vestuário;
 - Acessórios e calçado;
 - Equipamentos domésticos;
 - Eletrodomésticos;
 - Mobiliário;
 - Brinquedos;
 - Material didático; 
 - Materiais de construção; 
 - Outros. 


Como funciona?

O Banco de Recursos é uma forma de congregar esforços e sinergias, sendo as instituições, pela proximidade local, o elo de ligação entre a população desfavorecida e o Banco de Recursos.

Funciona com:
 - Coordenação e orientação da Divisão de Ação Social e Saúde;
 - 1 Colaboradora do Município;
 - 7 Equipas de voluntários, do Banco de Voluntariado de Cantanhede;
 - Colaboração das diferentes entidades do concelho, que procedem ao encaminhamento das pessoas socialmente desfavorecidas;
 - Donativos da comunidade (empresas e particulares);

O beneficiário desloca-se ao Banco de Recursos, uma vez por mês, munido do Cartão Colmeia, onde poderá, de forma gratuita, escolher os bens de que necessita.

O Cartão Colmeia é executado pelos técnicos da Divisão de Ação Social e Saúde, com base em Relatório Social apresentado diretamente pelo beneficiário ou pelas assistentes sociais das diferentes entidades do concelho.
O Cartão Colmeia tem a validade de 1 ano, podendo ser renovado da mesma forma.


Localização e contatos

Rua Carlos de Oliveira, 
Edifício Pátio da Cidade
Fração B, R/C Norte 
3060-145 Cantanhede

Câmara Municipal de Cantanhede - 231 410 100 
Divisão de Ação Social e Saúde - 231 410 123 
Telemóvel: 968 957 001 
email: rede.social@cm-cantanhede.pt



Horários

Horário para entregas no Banco de Recursos:
De segunda a sexta das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
(Excetuando período de férias ou outros)
Fora deste horário: contacte 231 410 123 (de 2.ª a 6.ª) 

Horário de Atendimento aos beneficiários:
Manhãs – terças e sábados das 10:30h às 12:30h
Tardes - de segunda a sexta-feira

Horário de verão - 17h00 -19h00
Horário de inverno - 16h30 -18h30

Horário atual de atendimento, devido à situação COVID19:
De segunda a sexta das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Colmeia

Conteúdo atualizado a 15.06.2021