Eventos Gastronómicos

Caça Sabores
Em estreita articulação com os caçadores do concelho, esta é uma iniciativa que visa proporcionar uma verdadeira degustação dos sabores que a caça oferece, através das mãos certeiras no gatilho e habilidosas nos tachos e panelas em que resulta a confeção primorosa destas iguarias. A esta dimensão alia-se a possibilidade de se apoiar também àquela benfazeja e benemérita instituição centenária sempre ao serviço do outro.


Caldos, Caldinhos e outras Sopas
O Agrupamento 1390 – Tocha, do Corpo Nacional de Escutas, assinalando o aniversário do Agrupamento de Escuteiros da Tocha e integrando o programa Tocha no Coração, dinamiza este festival com o intuito de promover, divulgar e sensibilizar a população na prevenção de doenças cardiovasculares


Encontro Regional de Gaiteiros e Mostra Gastronómica
Contando com a participação de cerca de uma dezena de grupos oriundos de toda a região e de, geralmente, 2 grupos convidados quer de outras regiões ou até do estrangeiro, o Encontro constitui uma boa oportunidade para conhecer as particularidades de formações musicais muito típicas e que são, ainda hoje, presença obrigatória nos festejos em honra dos santos padroeiros um pouco por todo o País.


Feira do Bolo de Ançã
A Feira do Bolo de Ançã visa homenagear uma tradição secular que se reflecte na vida quotidiana da vila histórica. Trata-se de uma iniciativa que muito tem contribuído para divulgar e valorizar o caráter genuíno desta especialidade regional, servindo também para preservar o uso das técnicas tradicionais na confecção das suas três versões conhecidas: o Bolo Fino, o Bolo de Cornos e o Bolo de Ovos.


Feira do Mel
Esta iniciativa potencia a produção apícola de um modo geral, e em particular a que se pratica no concelho de Cantanhede, concedendo particular destaque ao mel, fruto do intenso labor das abelhas que colhem o peculiar pólen das flores predominantes no concelho de Cantanhede, tirando partido desta diversificada flora existente.


Feira do Pão e da Broa
Este evento destaca as iguarias preparadas a partir do tão apreciado e variado cereal que depois de semeado, crescido e ceifado, é moído nas mós movidas sobretudo pela força da água abundante que corre nos ribeiros locais.


Feira do Tremoço
O evento tem como objetivo assegurar a preservação de uma tradição ancestral da Freguesia de Cadima e de toda a Região Gandaresa, mostrando alguns dos aspetos etnográficos com ela relacionados.


Feira do Vinho e Gastronomia de Cordinhã
A Feira do Vinho e da Gastronomia de Cordinhã congrega num mesmo espaço o bom vinho produzido pelos vitivinicultores locais, o artesanato ligado ao vinho e à vinha, os quadros alegóricos de antigas vivências sociais preparados pelos ranchos folclóricos e as tasquinhas, onde as associações recuperam algumas das antigas receitas que caracterizam a rica gastronomia da freguesia.


Festa da Fava
Considerando a peculiaridade agrícola-gastronómica que carateriza o concelho de Cantanhede, na sua diversidade regional, mas com distinta unidade local, a Feira Gastronómica de Ourentã – Festa da Fava visa destacar esta apreciada iguaria da família das leguminosas e cujo ciclo da natureza nos concede durante o mês de maio, fazendo jus ao ditado “Favas: Maio as deu, Maio as levou”.


Festival da Sardinha Assada na Telha e da Batata Assada n’Areia
O Festival da Sardinha Assada na Telha e da Batata Assada n’Areia pretende dar a conhecer as potencialidades gastronómicas da região da Gândara, promovendo em particular estas iguarias gastronómicas com os seus sabores de terra e mar.


Festival de Sopas e Bolo Mulato
O Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Associação Musical da Pocariça leva a efeito este certame que visa proporcionar uma mostra diversificada deste prato fundamental na ementa gastronómica da nossa região, como é a sopa. Em complemento, o bolo mulato assume um lugar preponderante da doçaria pocaricense, indispensável nas mesas familiares em dias festivos


Festival do Galo "à Gandareza"
A Associação de Moradores da Caniceira organiza anualmente o Festival do Galo “à Gandareza”, numa afirmação da importância e da riqueza que os pratos preparados com o galo assumiram e continuam a assumir na gastronomia local. Depois de se impor na capoeira, impõe-se também claramente à mesa, com as variações de confeção que se oferece num inconfundível e memorável paladar, que nos leva a revisitar as terras da Gândara.


Festival do Leitão
Para realização do evento são convocados os experientes assadores locais, lídimos defensores do saber ancestral que impõe regras particularmente exigentes quanto à raça e peso dos bácoros de tenra idade, composição do molho e tempo de assadura, numa receita que confere ao leitão assado de Covões o carácter distintivo que justifica a fama que sempre desfrutou.


Festival do Negalho da Bairrada
O evento pretende destacar esta iguaria gastronómica regional, o negalho, petisco que assume também o peso e a força da tradição da nossa cozinha local.


Festival do Sarrabulho à Moda da Bairrada
A meados do século XX, a matança do porco era motivo para juntar familiares, amigos e vizinhos. Após o sangramento do animal, dava-se início aos trabalhos de limpeza do animal, que prosseguiam como de um ritual se tratasse. O Sarrabulho da Matança do Porco, preparado sobretudo com o sangue do animal, era então servido a todos aqueles que colaboravam nos trabalhos.


12
Nota:
Esta informação encontra-se em constante atualização, pelo que poderá não estar 100% completa ou 100% atualizada.
Pode sugerir ou complementar esta informação através do Formulário de Contacto.